Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Fórmula I dos novos tempos


Quem imaginaria ver a Ferrari protagonizar o capítulo mais lamentável de sua história? Acredito eu que ninguém. Mas é fato a escuderia italiana chegou a quarta corrida da temporada com apenas 3 pontos, o que levou a equipe de Maranello ao seu pior desempenho.

A última vez que a Ferrari havia começado uma temporada tão mal foi a 28 anos, mais precisamente em 1981, quando Didier Pironi conquistou um quinto lugar no GP disputado em San Marino após 4 etapas da temporada.

Raikkonen marcou os primeiros pontos da Ferrari com o sexto lugar, mas não impediu o pior início. A equipe precisaria de no mínimo um quarto lugar, coisa quase que impossível com o carro deste ano, sem contar os erros de equipe, esta vez a vítima foi Felipe Massa, que teve de trocar o bico no início da prova depois de ficar no sanduíche com kimi e Barrichello e depois teve o restante de sua corrida estragada pela tática da Ferrari, foi apenas o 14º na prova, uma volta atrás.

Agora a equipe deposita as esperanças no novo pacote aerodinâmico que entrará nas pistas de Barcelona, na Espanha, próxima etapa do campeonato que abre o calendário europeu na categoria.

Mas a que se deve o fraco desempenho da Ferrari este ano? Será só os problemas no carro, os erros cometidos! Acho que não, o problema é ainda muito maior. Sempre ouvi dizer que a fórmula para o sucesso é a disciplina. Concordo e vou mais além, é a perseverança, a vontade de vencer e principalmente A busca incessante pelo objetivo maior e claro contar com uma pontinha de sorte.

E tudo isso falta a Ferrari de 2009. A começar pela falta de comando na equipe, Stefano Dominicalli definitivamente não tem pulso forte pra segurar uma equipe, a prova disso foi a cena em que Kimi Raikkonen chupava um picolé de bermuda e boné enquanto a corrida na Malásia teoricamente ainda acontecia. Aposto com quem quiser que uma cena dessas jamais aconteceria caso Jean Todd ainda fosse o homem forte da equipe. Os pilotos parecem desmotivados, também pudera, como manter-se motivado com tantos erros e um carro ruim.

Na Austrália tanto Kimi quanto Felipe abandonaram com problemas, o carro estava lento e não rendeu o esperado. Na Malásia a história parecia que seria diferente, só parecia. Um erro de estratégia na troca de pneus no carro de Raikkonen ao colocar pneu de chuva com pista ainda seca acabou com as chances de pódio e mais uma vez não pontuou. Na China o carro de Raikkonen foi a pista sem Kers (sistema de recuperação de energia) e mais uma vez foi lento e Massa precisou ser rebocado após falha eletrônica, isso quando estava na terceira posição. E por fim no Bahrein corrida monótona e mais uma vez erros de estratégia.

É o mar não esta pra peixe na Ferrari. A situação ruim parece não ter fim. Só espero que este novo pacote aerodinâmico surta efeitos rápidos, caso contrário a situação se complicará ainda, se é que isso ainda pode acontecer. A esta altura do campeonato tempo custa dinheiro, ou melhor títulos.

Araccelly Carvalho

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Domingo de emoção em Interlagos - SP


A segunda bateria da GT3 Brasil da etapa de abertura da temporada 2009 novamente emocionante do começo ao fim.
A exemplo do que aconteceu no sábado, durante a primeira bateria, a Ferrari F-430 demonstrou bom desempenho na pista do Autódromo Internacional José Carlos Pace em Interlagos, São Paulo.
A dupla Cláudio Ricci e Raphael Derane, pilotando o bólido italiano, venceram a bateria do domingo, superando então o problema da pane seca ocorrido no sábado, quando tinham a vitória praticamente certa.
Com uma condução agressiva desde o início da bateria, a Ferrari F-430 amarela da equipe CRT Brasil, assumiu a liderança na 9ª volta e de lá não saiu mais.
Várias ultrapassagens e disputas ocorreram nesta segunda bateria e todos os detalhes você poderá conferir dentro do programa Pit Stop Rádio Giga, nesta segunda-feira à partir das 21:00 na melhor internet radio do Brasil – http://www.radiogigabrasil.com.br/ – A Conexão Certa.